segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Panquecas (de claras)

Olá olá!
Desde que fiz o meu primeiro whole 30 em fevereiro que não como panquecas. Fiquei com o bichinho de dizer que não a grande parte do que é considerado SWYPO (sex with your pants on). 
No entanto, como já devem ter reparado, como muitas vezes claras de ovos como pré-treino, e nada como variar a forma de as comer. 

No sábado passado fiz numa frigideira pequenina, duas vezes, para rechear e colocar cobertura. Mas também podem fazer numa frigideira grande e rechear e dobrar conforme quiserem!


Aquecer a frigideira e pincelar com óleo de côco. Entretanto, juntar as claras e deixar em lume médio, com a frigideira tapada. Quando estiverem cozidas, é só virar para um prato e rechear ;)


Em triângulo...


Tipo crepe...

Como quiserem! :)

sábado, 29 de agosto de 2015

Rolinhos de nori

Picar 2 cebolas e saltear em azeite. Juntar 2 latas de atum picado e salsa, envolver bem e deixar refogar 5 minutos. Rechear a alga et voila!


Óptimos para um lanche, parte de uma refeição, para levar para um pic-nic ou para a praia! 


Vou experimentar com outros recheios e depois conto ;)

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Moelas

Cá em casa adoramos moelas! E faço muitas vezes para o jantar quando saio às 20. Geralmente, faço de manhã cedo e é só aquecer à noite.

Numa panela, pôr 1kg de moelas a cozer em bastante água. Deixar uns 40-50 min em lume brando.
Picar 400g de cebolas e 6 dentes de alho e saltear em 40g de azeite. Juntar 100g de tomate picado e as moelas já bem cozidas, cobrir com uma quantidade generosa da água de cozedura e temperar a gosto (eu junto flor de sal, noz moscada, louro em pó e pimenta). Deixar a cozer uma hora em lume brando.


Como podem ver, nestas deixei cozer demais, e parte do molho evaporou... Mas pronto, estavam maravilhosamente tenras ;)

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Puré de batata doce

Para acompanhar um prato de carne ou até para rechear uma clarete, deixo-vos aqui a minha receita de puré de batata doce.


Picar uma cebola pequena e saltear no azeite até ficar transparente. Juntar uma batata doce e uma maçã cozidas e descascadas e picar tudo bem picadinho. Temperar com flor de sal e noz moscada. E ir juntando água e mexendo até obter a consistência desejada :)

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Bolo de batata doce

Ora aqui está uma alternativa para os pré e pós treinos livre de gordura, como eu sempre faço.



Ingredientes: 
200g batata doce cozida e descascada
2 scoops de whey de chocolate
200g de claras
1 banana madura
1 colher de chá rasa de bicarbonato de sódio
canela (muita canela!)

No liquidificador, bater tudo excepto o bicarbonato de sódio. Depois juntar este último e misturar bem. Colocar numa forma de silicone e forno com ele 50min a 180 graus ;)

Claras com banana

Quem já me conhece sabe que sou grande consumidora de claras e banana, principalmente em dias de treino ;)

Hoje mostro-vos um pequeno-almoço e pre-treino típico meu: banana salteada na frigideira com claras cozidas e salada de alface e rúcula com beterraba assada. A acompanhar uma chávena de café com uma pitada de pimenta caiena. 


As claras já estavam cozidas e prontas no frigorífico. No fim-de-semana já tinha cozido uma grande quantidade para ir usando ao longo da semana ;)


Como diz uma amiga minha: melhor antidepressivo que esta banana é difícil de encontrar!!! :D

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Robalo com "boroa"

Boroa? Mas boroa mesmo boroa? Claro que não! ;)
Enquanto o robalo grelhava na frigideira, piquei 4 dentes de alho com coentros. Juntei 50g de azeite e 50g de farinha de mandioca, e deixei refogar 5 min. Cobri os filetes de robalo e levei ao forno 10 min, sobre uma folha de papel vegetal, a 180 graus.
Acompanhei com batata doce cozida e couves de bruxelas no forno :)




Almoço fora de horas

Ou porque o trabalho nos exigiu ficar mais um pouco, ou porque até chegamos a horas decentes a casa mas encontramos um pequenote que em vez de adormecer anda a fazer corridas pela casa histérico, às gargalhadas... Acontece!
Mas nesta casa nunca há problema! Mesmo não tendo refeições completas preparadas, há sempre caixinhas no frigorífico.
Então hoje o almoço foi salada de alface e rúcula, beterraba (já assada ontem), coelho (que também sobrou do almoço de ontem). Juntei-lhe ainda meia batata doce que cozi na hora.



Como asso a beterraba?
Forro um tabuleiro do forno com papel vegetal e distribuo fatias finas de beterraba (descascada). Pincelo com azeite e vão ao forno a 180 graus cerca de 30 minutos!


Porquê um Blog?

Porque comecei pela página do Facebook e, pelas perguntas que me foram fazendo, percebi que só assim talvez fosse mais fácil organizar alguns temas, nomeadamente receitas. 


Como alguns de vocês já sabem, eu não chamo a "isto" dieta. Não é fazer por determinado período de tempo para ter resultados e depois voltar ao que era antes. É ir aprendendo "dicas" de como viver de forma saudável, sempre, para sempre.
Dá trabalho? Dá, claro que dá. Não é ter na carteira um pacote de leite achocolatado e barra de cereais com uma validade de meses sempre prontos para se comer, caso haja fome. É usar a cabeça para planear os dias e as mãos para fazer as refeições e snacks que vamos precisar ao longo do dia. Não é ir ao supermercado e correr corredores e corredores. É ir essencialmente à zona dos frescos (e congelados). Não é comprar comida composta por ingredientes. É comprar os próprios ingredientes. É apostar na SAÚDE. Há bem mais precioso que esse?